Brahma Kumaris

Foco, Meditação e Aprendizagem

O que a meditação pode proporcionar?

A meditação é uma prática que, através de um conjunto de técnicas, busca treinar a focalização da atenção. Ela pode ser facilmente praticada por todos.

A meditação acontece quando a mente se livra da agitação, está calma e serena e em paz. Além disso, o descanso da meditação é mais profundo que o sono mais profundo que você pode ter.

Mas o que muitos não sabem é que a meditação pode proporcionar diversos benefícios, principalmente para a mente.

A meditação pode proporcionar para a mente mais calma, concentração, clareza de percepção, melhora na comunicação e florescimento de habilidades e talentos.

O fato é que para ter paz na mente e ser incondicionalmente feliz, é preciso acessar o poder da meditação. Ainda mais no mundo de hoje onde o estresse se instala tão rápido entre as pessoas.

Benefícios da meditação

Muitos especialistas afirmam que a meditação pode emagrecer. A explicação vem porquê a meditação é capaz de direcionar nossas energias para a purificação tanto do nosso corpo quanto da nossa mente.

Além disso, a meditação ajuda combater a ansiedade e estresse. Dois fatores cruciais que estimulam o corpo acumular mais gordura, principalmente na região abdominal. Além disso, a ansiedade e o estresse ajuda diminuir o volume dos músculos, o que faz a pessoa parecer mais gorda e queimar menos gordura.

O fato é que a meditação pode ser muito mais importante do que um simples remédio natural para emagrecer, por exemplo.

Um ótimo benefício da meditação é que ela nutre os valores universais de compaixão, cuidado, responsabilidade e paz. Estes são valores importantes para nos guiar e nos fazer aceitar toda a humanidade como a nossa família, ainda mais quando o mundo está tão fragmentado.

A meditação também pode melhorar o relacionamento. O motivo é que com a meditação ajuda desenvolver uma personalidade agradável, sociável e conseguimos aceitar mais as pessoas como são.

Com tudo isso, a meditação pode melhorar até mesmo o relacionamento no trabalho, pois ela desenvolve habilidades importantes em qualquer esfera, ainda mais no ambiente de trabalho onde o trabalho em equipe é essencial.

Como meditar?

Para a meditação é preciso escolher um local limpo e sem distrações.

É importante também que a luz do ambiente esteja suave e a ventilação e os barulhos estejam sob controle.

Zafus para meditaçãoUsar almofadas na meditação é muito interessante. Existem almofadas de meditação conhecidas como zafus.

Zafus é uma almofada circular que permite que você se sente no chão ao meditar. Por não ter um encosto, ela não deixa que você solte as costas e perca o foco na energia. Mas se não tiver zafu, não tem problema. Qualquer almofada ou travesseiro velho servem para impedir que fique com dor durante períodos mais longos ao sentar-se com as pernas cruzadas.

O uso da roupa é muito importante na hora da meditação. Evite roupas apertadas, como jeans ou calças justas. Roupas soltas são a melhor escolha.

Quando tiver encontrado uma posição confortável e estiver pronto para começar, programe o alarme com o tempo que deseja meditar. Comece aos poucos, com sessões de 3 a 5 minutos, e vá aumentando até chegar a um período de meia hora ou até mais, se quiser.

Sugerimos que leia também: Como aumentar a nossa inteligência?

Fonte do artigo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Meditação

Como aumentar a nossa inteligência?

Para aumentar sua inteligência é necessário desenvolvê-la todos os dias.

No passado, muitas pessoas acreditavam que o quociente de inteligência (QI) era fixo, ou seja, não daria para aumentar nossa inteligência.

Porem, muitas pesquisas científicas nos últimos anos já comprovaram que é totalmente possível aumentar a inteligência e melhorar sua capacidade de encontrar soluções para os mais diferentes problemas.

O fato é que o cérebro humano é como um músculo. Se você usá-lo da forma correta, ele vai se desenvolver de tal maneira que vai aumentar a sua capacidade de concentração e memória.

É muito importante salientar que não existe nenhuma fórmula ou pílula da inteligência que vai aumentar sua inteligência automaticamente, o que existe são hábitos que podem sim aumentar seu poder de raciocínio.

Hábitos que vamos citar nesse artigo.

Mas como aumentar nossa inteligência?

Uma ótima maneira de aumentar a inteligência e a concentração é ler livros, pois a leitura é a melhor maneira de manter o seu cérebro em forma.

Pessoas que leem, tem mais capacidade de pensar e escrever melhor. Além disso, a leitura estimula o cérebro a raciocinar mais em um pequeno espaço de tempo.

Praticar exercícios físicos também podem aumentar a inteligência. Isso porquê o exercício físico traz benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais aos seres humanos. Inúmeras pesquisas apontam que praticar alguma atividade física regularmente pode aumentar a atividade cerebral.

A pessoa fisicamente ativa vai aprender mais rápido, além de ter um raciocínio veloz e capacidade maior de entender e memorizar o que o professor está falando se comparado aos colegas que não fazem nenhum esporte.

A alimentação é outra opção muito importante para aumentar a capacidade da mente. A cafeína, por exemplo, aumenta a disposição e diminui o sono e a sensação de estar cansado. Mas, é preciso tomar cuidado para não fazer uso excessivo, pois gera danos à memória.

ômega-3O ômega-3 é um ótimo nutriente para a memória porquê é anti-inflamatório e ajuda na saúde geral do cérebro. Esse nutriente está presente principalmente nos peixes e na semente de linhaça.

Para mais detalhes sobre uma alimentação para memória, clique aqui.

O consumo de água regularmente é crucial para a saúde do cérebro e para o aumento da inteligência.

Muitos estudos já demonstraram a relação entre a desidratação e a falta de concentração ou perda de memória. Dessa maneira, a verdade é que você pode potencializar as capacidades cerebrais bebendo água todos os dias.

Outros estudos publicados recentemente indicam que as pessoas que não consomem água suficiente aumentam suas probabilidades de sofrer de uma doença, especialmente na velhice.

Isso mostra que beber água regularmente aumenta o nosso rendimento mental.

O sono também é muito importante para seu cérebro. Acordar cedo vai oferecer horas mais produtivas de trabalho e maximiza a sua concentração mental durante todo o dia.

O sono também é responsável pelo relaxamento do cérebro, o que é ótimo para a sua produtividade. Entenda que ficar sem dormir é um veneno para a sua concentração.

Para mais dicas sobre como aumentar a inteligência, assista ao vídeo abaixo:

Alimentação para memória

Alimentação para memóriaO melhor jeito para manter a memória saudável é através da alimentação.

Certos alimentos contem substâncias essenciais para o funcionamento da mente. Além disso, com pequenos hábitos alimentares é possível diminuir o envelhecimento cerebral e melhorar a memória e produtividade.

Os alimentos que aceleram o metabolismo como o óleo de coco, possui fontes de gorduras saudáveis o que é ótimo para mente.

Antioxidantes

Consumir alimentos ricos em antioxidantes é o primeiro passo para uma mente para saudável, tranquila e produtiva. Os antioxidantes no geral combatem o envelhecimento precoce da pele e da mente, além de prevenir doenças como Alzheimer e Parkinson, fatalmente relacionadas à produção de radicais livres pelo nosso organismo.

No geral, os alimentos ricos em antioxidantes naturais são as verduras, legumes e frutas.

Ômega-3

De forma geral, o nosso cérebro existem células que enviam mensagens de todo o cérebro a outras partes do corpo. Estas células são chamadas neurônios. As membranas em torno desses neurônios são compostas de gorduras e para manter uma ótima manutenção dessas células, o ideal é o consumo de gorduras do tipo ômega 3 que têm o poder de restaurar as membranas que rodeiam os neurônios fazendo com que fiquem mais flexíveis e maleáveis.

Dessa maneira, o ômega-3 é um importante nutriente que pode turbinar sua mente.

Além disso, o ômega-3 evita o desenvolvimento de processos inflamatórios. Ajuda a diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol ruim no sangue.

Magnésio

Comer alimentos ricos em magnésio também é muito importante para a saúde do cérebro. Esse nutriente melhora o funcionamento do cérebro porque participa na transmissão de impulsos nervosos aumentando a capacidade de memória e de aprendizagem.

Alguns alimentos com magnésio são sementes de abóbora, amêndoas, avelãs e castanha-do-pará. Alguns suplementos alimentares, como Pro Burn X, podem ser ótimas fontes de magnésio.

Nutricionistas e especialistas da saúde advertem para um bom funcionamento cerebral se aconselha a ingestão de 400 mg de magnésio diariamente, preferencialmente através da alimentação.

Veja a seguir, os sinais de deficiência em magnésio:

Zinco

Ingerir a quantidade correta de zinco diariamente pode fazer uma grande diferença para sua saúde mental. Esse mineral ajuda a desintoxicar o cérebro dos metais pesados e previne o Alzheimer.

O zinco remove de maneira eficiente essas toxinas do organismo evitando que se acumulem no tecido e causem dano. Além de ajudar na remoção dessas toxinas, o zinco ainda ajuda a manter as células do cérebro saudáveis.

O zinco tem papel fundamental na função neurotransmissora e ajuda a manter a estrutura e a saúde cerebral, fazendo o cérebro ser mais ágil e produtivo.

Hábitos para ter um estudo mais produtivo

Como ser mais produtivo nos estudosMuitas vezes, estudar pode ser uma tarefa muito chata e que toma muito o tempo do dia. E estudar todos os dias, ser mais produtivo e começar a acordar mais cedo para estudar pode não ser uma tarefa das mais fáceis.

Mais precisamos estar dispostos a, aos poucos, abrir mão de certas coisas para ter um bom retorno no futuro. E quase ninguém quer “perder tempo” estudando, afinal, o nosso tempo é valioso e não podemos perder. Por isso, controlar sua rotina e estudar com mais qualidade para ser mais produtivo é uma tarefa que todos deveriam buscar.

Hábitos para ser mais produtivo nos estudos

Não importa se você quer fazer um tcc sem drama, ou quer passar em um concurso público. Planejar o seu dia anterior é muito importante. Tenha em mente tudo o que você vai fazer no dia seguinte. Separe 15 minutos da sua noite para anotar sua rotina do dia na agenda.

Normalmente estamos mais dispostos no começo dos estudos. Sendo assim, coloque as matérias mais importantes e que você tem dificuldade para serem estudadas primeiramente, assim você terá mais energia e cabeça para raciocinar melhor.

Sendo mais produtivo nos estudosTer uma folha anotado com as tarefas do dia, pode ser uma ótima tática para você evitar de fazer coisas que não precisa e parte direto para os seus objetivos do dia. Além disso, essa folha de tarefas do dia pode te ajudar a não procrastinar.

É bom lembrar que quando procrastinamos é porque não vemos sentido no que estamos fazendo. Para reduzir a procrastinação, defina quais são suas prioridades e o motivo pelo qual você está fazendo a atividade em questão.

É muito importante antes dos estudos, você acabar com as distrações que tiram toda sua produtividade. Desligar o celular, desligar jogo do texto, desligar TV, desconectar das redes sociais é super importante para você manter o foco e a produtividade dos estudos.

Tire um tempo para que você faça isso fora do tempo dos estudos. Por isso, se planejar é tudo!

O hábito de dormir bem é fundamental. Dormir bem ajuda bastante no dia a dia. Vale ressaltar pra focar na qualidade do sono e não na quantidade.

Se você não completar tudo o que tinha que fazer no dia, transfira os itens para sua lista do dia seguinte e classifique novamente quais são as prioridades.

4 Dicas de como estudar para produzir seu TCC

O TCC é um dos momentos mais marcantes da vida acadêmica. Entretanto, muitos sofrem nesta etapa, chegando a desistirem da vida acadêmica para evitarem este trauma. Compilamos 4 dicas originais para te ajudar a produzir seu TCC com qualidade e sem estresse.

1 – Planeje-se: realize um cronograma de estudos respeitando sua realidade e seus limites, tornando as atividades para produção do TCC frequentes. Prefira dedicar-se dia após dia ao invés de sentar para escrever tudo de uma vez só em um único dia. Sabemos que a vida acadêmica é acompanhada por uma grande correria, como fazer estágios, trabalhar, enfrentar trânsito, cumprir as matérias e, ainda, o TCC! Porém, é melhor escolher dar um plus no dia a dia, dedicando-se uma ou duas horas diárias, do que passar 24 horas de um sábado, domingo ou feriado fritando o cérebro no TCC. Isto ajudará sua mente a perceber a escrita como um processo, feita por diversas etapas, e não algo realizado em um único momento e relacionado com o estresse, a ansiedade e o senso de urgência. Esse é um dos passos chaves ensinados no curso TCC sem Drama do Amilton Quintela.

2 – Entenda o que é um TCC: um TCC é uma monografia: o estudo de um só tema. A ideia é permitir ao estudante articular, de diferentes modos, os conhecimentos e habilidades adquiridos nesse período da vida acadêmica através do exercício da pesquisa de um único tema. Qualquer bom orientador não espera que seu orientando supere a Teoria da Relatividade produzindo um TCC, mas que ele tenha o domínio básico de como fazer uma pesquisa, articulando os conhecimentos e habilidades da formação acadêmica. Lembre-se: o TCC não é só um processo de produção de um texto, mas, principalmente, de aprender a pesquisar.

3 – Escreva sem medo: um dos erros de muitos estudantes é postergar a escrita. Leem textos, artigos, fazem anotações em aulas de ideias que poderiam usar em seus TCCs, deixam tudo pronto na cabeça, mas, com o tempo, as ideias se perdem por não terem sido registradas em algo. A dica é escrever constantemente, sem medo de errar. Lembre-se que o TCC é um trabalho de aprendizagem. Não pense que tudo o que escrever será definitivo e intocável. A produção de um TCC fundamenta-se na escrita e, principalmente, na reescrita. Escreva diferentes rascunhos e versões do mesmo texto. Passe as ideias para o papel, mesmo que de maneira aleatória e embrionária. Isto ajudará não só a gravar a ideia, mas também a torná-la mais clara para si mesmo. Lembre-se de uma das regras de ouro dos bons escritores: escreva primeiro com o coração, depois com a razão.

4 – Diversifique suas fontes: utilize diferentes fontes bibliográficas para seus estudos, como livros, artigos científicos e pesquisas acadêmicas de outras pessoas, como TCCs, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. Pela internet é possível acessar bancos de dados riquíssimos, que podem fazer a diferença no seu TCC, como o IBICT ou o Scielo. Olhando superficialmente para diferentes fontes sobre o mesmo tema, você poderá perceber quais são as bibliografias mais utilizadas e indispensáveis, otimizando seu tempo.

Essas 4 dicas são poderosas e podem ser decisivas no seu sucesso, além disso aprender a estudar e a pesquisar são habilidades que serão usadas em uma fase posterior da sua vida, que é a fase de passar em um concurso público; um tema muito bem detalhado pelo Kalebe Dionísio Guia Prático para Passar em Concurso Público em 1 ano. Concluindo, não subestime a importância de aprender a estudar e a pesquisar. Boa sorte!

Dicas para ter mais foco

Como ter focoVocê é um tipo de pessoa que não consegue passar mais de cinco minutos sem dar um ALT+Tab e mudar pra janela do e-mail, verificando o que tem de novo? Bem, esse artigo é para você!

Para ter foco não basta se concentrar. É preciso aprender a dividir tarefas, abusar da agenda e combater distrações.

Está cada vez mais difícil nos concentrarmos em uma só tarefa por muito tempo. E isso traz prejuízos em todos os campos da nossa vida.

Dicas para ter foco

Quando temos foco e sabemos o que queremos, qualquer contratempo nos fará apenas atrasar o cumprimento do que queremos, mas nunca irá nos tirar do objetivo principal.

É muito importante traçarmos as diretrizes do que queremos e direcionar com as nossas ações cotidianas, para assim conquistarmos os nossos sonhos e objetivos.

Veja abaixo algumas dicas para você ter o poder do foco e melhorar e finalizar com perfeição suas atividades diárias.

Preocupações

O primeiro passo é você aprender a isolar suas preocupações. Muitas vezes a nossa atenção é prejudicada pelas nossas emoções, ou seja, preocupações. Uma dica bacana é parar por alguns minutos e ficar num lugar silencioso. Ouviu músicas alegres e que te faz feliz é uma ótima dica para você “esquecer” um pouco os problemas.

O objetivo aqui é fazer você esquecer as preocupações e ter cabeça somente a atividade exercida no momento.

Desconecte total

Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, Whatsapp, ou seja, aplicativos não faltam para tirar seu foco. O importante aqui é desconectar de tudo, a fim de concluir sua tarefa e atividade.

Por mais que estamos fazendo uma atividade e olhamos o celular, perdemos um pouco o foco e com isso deixamos passar algo que não deveria. Portanto, deixe o celular em modo avião e priorize o que é mais importante para você naquele momento.

Essa simples ação faz com que seu rendimento aumente muito.

Descontraia

A vida não é só trabalho e resolver problemas, não é mesmo? Precisamos de momentos alegres e de descontração. Uma dica bacana é parar a cada 2 a 3 horas para mexer no celular, jogar algum joguinho ou se alongar (caso você trabalhe sentado).

Já foi comprovado que descontrair a mente ajuda no rendimento das atividades diárias.

Melhore sua mente

Foco na vidaTer uma mente saudável é muito importante para ter foco e com isso você deve investir nisso.

Ter pensamento positivo é muito importante pois ajuda todo o corpo a manter a confiança e foco no que interessa.

A meditação também é muito importante para se ter foco, pois é uma experiência de se viver a vida na sua plenitude, não importando o quanto ela se nos apresente dolorosa ou prazerosa. Mais do que relaxar, a meditação é capaz de modificar as estruturas e as funções cerebrais.

Confira a seguir como meditar com sucesso:

Se você quer ter mais foco nos estudos, uma ótima dica é acordar cedo e iniciar os estudos de pronto. Assim, longe de estar relacionado ao objetivo de poupar tempo, o ato de acordar cedo tem uma conotação diretamente ligada ao trabalho, porque trabalhar, de maneira geral, requer acordar cedo.

E para concluir, clique no link abaixo e leia o ótimo texto que fala sobre como não perder o foco:

http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2014/01/como-nao-bperder-o-focob.html