Brahma Kumaris

Foco, Meditação e Aprendizagem

Como aumentar a nossa inteligência?

Para aumentar sua inteligência é necessário desenvolvê-la todos os dias.

No passado, muitas pessoas acreditavam que o quociente de inteligência (QI) era fixo, ou seja, não daria para aumentar nossa inteligência.

Porem, muitas pesquisas científicas nos últimos anos já comprovaram que é totalmente possível aumentar a inteligência e melhorar sua capacidade de encontrar soluções para os mais diferentes problemas.

O fato é que o cérebro humano é como um músculo. Se você usá-lo da forma correta, ele vai se desenvolver de tal maneira que vai aumentar a sua capacidade de concentração e memória.

É muito importante salientar que não existe nenhuma fórmula ou pílula da inteligência que vai aumentar sua inteligência automaticamente, o que existe são hábitos que podem sim aumentar seu poder de raciocínio.

Hábitos que vamos citar nesse artigo.

Mas como aumentar nossa inteligência?

Uma ótima maneira de aumentar a inteligência e a concentração é ler livros, pois a leitura é a melhor maneira de manter o seu cérebro em forma.

Pessoas que leem, tem mais capacidade de pensar e escrever melhor. Além disso, a leitura estimula o cérebro a raciocinar mais em um pequeno espaço de tempo.

Praticar exercícios físicos também podem aumentar a inteligência. Isso porquê o exercício físico traz benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais aos seres humanos. Inúmeras pesquisas apontam que praticar alguma atividade física regularmente pode aumentar a atividade cerebral.

A pessoa fisicamente ativa vai aprender mais rápido, além de ter um raciocínio veloz e capacidade maior de entender e memorizar o que o professor está falando se comparado aos colegas que não fazem nenhum esporte.

A alimentação é outra opção muito importante para aumentar a capacidade da mente. A cafeína, por exemplo, aumenta a disposição e diminui o sono e a sensação de estar cansado. Mas, é preciso tomar cuidado para não fazer uso excessivo, pois gera danos à memória.

ômega-3O ômega-3 é um ótimo nutriente para a memória porquê é anti-inflamatório e ajuda na saúde geral do cérebro. Esse nutriente está presente principalmente nos peixes e na semente de linhaça.

Para mais detalhes sobre uma alimentação para memória, clique aqui.

O consumo de água regularmente é crucial para a saúde do cérebro e para o aumento da inteligência.

Muitos estudos já demonstraram a relação entre a desidratação e a falta de concentração ou perda de memória. Dessa maneira, a verdade é que você pode potencializar as capacidades cerebrais bebendo água todos os dias.

Outros estudos publicados recentemente indicam que as pessoas que não consomem água suficiente aumentam suas probabilidades de sofrer de uma doença, especialmente na velhice.

Isso mostra que beber água regularmente aumenta o nosso rendimento mental.

O sono também é muito importante para seu cérebro. Acordar cedo vai oferecer horas mais produtivas de trabalho e maximiza a sua concentração mental durante todo o dia.

O sono também é responsável pelo relaxamento do cérebro, o que é ótimo para a sua produtividade. Entenda que ficar sem dormir é um veneno para a sua concentração.

Para mais dicas sobre como aumentar a inteligência, assista ao vídeo abaixo: