Brahma Kumaris

Foco, Meditação e Aprendizagem

O que a meditação pode proporcionar?

A meditação é uma prática que, através de um conjunto de técnicas, busca treinar a focalização da atenção. Ela pode ser facilmente praticada por todos.

A meditação acontece quando a mente se livra da agitação, está calma e serena e em paz. Além disso, o descanso da meditação é mais profundo que o sono mais profundo que você pode ter.

Mas o que muitos não sabem é que a meditação pode proporcionar diversos benefícios, principalmente para a mente.

A meditação pode proporcionar para a mente mais calma, concentração, clareza de percepção, melhora na comunicação e florescimento de habilidades e talentos.

O fato é que para ter paz na mente e ser incondicionalmente feliz, é preciso acessar o poder da meditação. Ainda mais no mundo de hoje onde o estresse se instala tão rápido entre as pessoas.

Benefícios da meditação

Muitos especialistas afirmam que a meditação pode emagrecer. A explicação vem porquê a meditação é capaz de direcionar nossas energias para a purificação tanto do nosso corpo quanto da nossa mente.

Além disso, a meditação ajuda combater a ansiedade e estresse. Dois fatores cruciais que estimulam o corpo acumular mais gordura, principalmente na região abdominal. Além disso, a ansiedade e o estresse ajuda diminuir o volume dos músculos, o que faz a pessoa parecer mais gorda e queimar menos gordura.

O fato é que a meditação pode ser muito mais importante do que um simples remédio natural para emagrecer, por exemplo.

Um ótimo benefício da meditação é que ela nutre os valores universais de compaixão, cuidado, responsabilidade e paz. Estes são valores importantes para nos guiar e nos fazer aceitar toda a humanidade como a nossa família, ainda mais quando o mundo está tão fragmentado.

A meditação também pode melhorar o relacionamento. O motivo é que com a meditação ajuda desenvolver uma personalidade agradável, sociável e conseguimos aceitar mais as pessoas como são.

Com tudo isso, a meditação pode melhorar até mesmo o relacionamento no trabalho, pois ela desenvolve habilidades importantes em qualquer esfera, ainda mais no ambiente de trabalho onde o trabalho em equipe é essencial.

Como meditar?

Para a meditação é preciso escolher um local limpo e sem distrações.

É importante também que a luz do ambiente esteja suave e a ventilação e os barulhos estejam sob controle.

Zafus para meditaçãoUsar almofadas na meditação é muito interessante. Existem almofadas de meditação conhecidas como zafus.

Zafus é uma almofada circular que permite que você se sente no chão ao meditar. Por não ter um encosto, ela não deixa que você solte as costas e perca o foco na energia. Mas se não tiver zafu, não tem problema. Qualquer almofada ou travesseiro velho servem para impedir que fique com dor durante períodos mais longos ao sentar-se com as pernas cruzadas.

O uso da roupa é muito importante na hora da meditação. Evite roupas apertadas, como jeans ou calças justas. Roupas soltas são a melhor escolha.

Quando tiver encontrado uma posição confortável e estiver pronto para começar, programe o alarme com o tempo que deseja meditar. Comece aos poucos, com sessões de 3 a 5 minutos, e vá aumentando até chegar a um período de meia hora ou até mais, se quiser.

Sugerimos que leia também: Como aumentar a nossa inteligência?

Fonte do artigo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Meditação